Product was successfully added to your shopping cart.

Como avaliar a saúde dos seus cabelos?

Você já pensou na saúde dos seus cabelos hoje? Antes de submeter suas madeixas a químicas como tintura, ou fazer aquela mudança radical nas texturas do cabelo, é fundamental se certificar que ele está saudável. Assim, você não corre o risco de sofrer com cortes químicos, ou se arrepender do resultado.

Cabelos saudáveis são sensivelmente mais brilhosos, e naturalmente bonitos. E para manter os fios fortes e bem nutridos é preciso manter uma rotina de cuidados básicos e acima de tudo evitar hábitos que possam prejudicar seu progresso: como dormir com os fios úmidos, aplicar processos químicos consecutivos, abusar das temperaturas – tanto com a água quente no banho, quanto com a dupla secador e chapinha -, e até mesmo prendê-lo com um elástico forte demais.

Mas como saber se meu cabelo está ou não saudável?

Existem avaliações profissionais que medem com precisão a saúde dos seus fios, mas você pode aplicar um simples teste caseiro para perceber se seu cabelo precisa de uma atenção extra:

  1. Separe uma mecha do cabelo com os dedos
  2. Pingue uma gota de água sobre ela
  3. Se o cabelo absorvê-la em menos de dez segundos, significa que está danificado e que os fios estão comprometidos!

O resultado desse teste é muito simples de ser interpretado: quando a mecha absorve a água muito rapidamente, significa que o interior dos fios está desidratado – situação muito comum em cabelos tingidos ou alisados. E está na hora de investir naquela hidratação profissional!

Outro teste que você pode fazer em casa e diz muito sobre o seu cabelo, é o teste de porosidade:

  1. Com os cabelos limpos e secos, separe uma mecha e coloque dentro de um copo com água filtrada
  2. Deixe parado por 10 minutos
  3. Se o fio afundar, significa que ele possui alta porosidade. Se ficar no meio do copo, “boiando”, média porosidade. Mas se seu cabelo subir para a parte superior da água, isso indica baixa porosidade.

Para interpretar os resultados desse teste, é importante saber o que significa cada nível de porosidade.

Quando as cutículas do cabelo estão bem fechadas, a porosidade é baixa, e isso é sinônimo de dificuldade na absorção de água e produtos de tratamento. Enquanto a alta porosidade são as cutículas muito abertas, onde o fio absorve e perde água com rapidez: o que resulta em fios quebradiços, com friz e ressecados – isso pode ser causado por excesso de calor ou processos químicos. Nesses casos, é recomendado fazer uma super hidratação de salão em casa. A Kapeh tem uma máscara que devolve a vida aos cabelos ressecados em apenas 3 minutos.

A boa notícia é que a porosidade média é um bom resultado! Isso quer dizer que as cutículas estão num bom nível de abertura, mas que continuam dependendo de bons cuidados para se manter dessa forma!

Existem outras formas de avaliar as propriedades do seu cabelo, desde a elasticidade, ao diâmetro dos fios, e estes mais complexos devem ser feitos por um profissional. Mas nada impede que você dê o primeiro passo aos fios perfeitos com os cuidados mais básicos em casa! Conheça a linha completa da Kapeh, e garanta a saúde dos seus cabelos.

Deixe uma resposta